segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014
Mensagem de Encerramento
"Somente seres humanos excecionais e irrepreensíveis suscitam ideias generosas e ações elevadas."Albert Einstein
Olá a todos,
Criar um Blog para a disciplina de TIC foi uma ideia interessante, mas por outro lado aterradora. Nunca me tinha debruçado sobre a possibilidade de construir um blog e como pode ser importante na minha atividade, aluna/docente. Foi com agrado que iniciei esta tarefa.
Com o objetivo de aproveitar as potencialidades das tecnologias para divulgar e partilhar as atividades relacionadas com o ensino-aprendizagem dos alunos com Necessidades Educativas Especiais, fui disponibilizando algumas sugestões de livros e recursos a que frequentemente recorro no contexto de sala de aula.
Este é o primeiro passo, para que a partir de agora possa explorar com maior profundidade, esta ferramenta tão útil na divulgação, partilha e troca de experiências educativas.
As TIC são hoje um suporte essencial para o sucesso do ensino-aprendizagem.
A biblioteca do conhecimento está a distância de um clik.
Os professores reconhecem que a escola está desatualizada em relação à sociedade e que os alunos estão cada vez mais desinteressados pelas atividades escolares tradicionais. Por estes motivos, tentam introduzir as tecnologias nas práticas educativas, embora não tenham conhecimento profundo do seu potencial pedagógico. Assim, a inserção das tecnologias limita-se, em muitos casos, a evidenciar o seu carácter atrativo, sem que se toquem questões – chave dos processos pedagógicos, como o currículo, a avaliação, a relação professor – aluno, as novas formas de aprender e construção do conhecimento (Correia, 2003)
As tecnologias permitem construir recursos de acordo com especificidades dos alunos, de modo os preparar para a vida ativa. São um instrumento para a educação e a formação ao longo da vida porque dão acesso a conhecimentos e oferecem possibilidades de soluções individuais. O facto de um único meio eletrónico de comunicação suportar todo o tipo de informação, desde os tradicionais documentos de texto, a análises matemáticas, imagens, som e vídeo etc., facilitam o acesso a diferentes fontes de conhecimento; permitem combinar diferentes domínios que se desejem estudar; constituem um instrumento pedagógico que permite conjugar diferentes programas e métodos de educação e formação.
Se a escola serve para educar os futuros cidadãos, cada vez mais as TIC ajudam a pôr em prática os princípios de uma escola democrática. igualdade de oportunidades, formação crítica dos futuros cidadãos e transição para a sociedade.
A forma de trabalhar numa sala de aula transforma-se totalmente com a sua aplicação, uma vez que é mais do que um conjunto de ferramentas poderosas e atraentes. Desta forma, e devido aos vários ritmos de aprendizagem dos alunos, o professor conseguem atingir e sensibilizar um maior número de alunos. Uma abordagem múltipla permite também que o próprio professor enfrente diversas formas de compreensão do mesmo assunto. As TIC enriquecem os tradicionais processos de ensino aprendizagem já que proporcionam aos alunos e professores ambientes de aprendizagem mais participada e fomentam a tomada de decisões sobre o que se quer aprende e ensinar.
As redes de comunicação atuais são a base da realidade social, profissional e escolar (Paiva, 2002). Ao aproveitar a interatividade global promove-se, necessariamente, a aprendizagem colaborativa através de fóruns de discussão, chats, blog etc., proporcionam trabalho de grupo aproveitando a Internet. Uma sala de aula com computadores ligados em rede é também um ótimo meio de trabalho em grupo, e promove a construção do saber num processo de ajuda mútua e de partilha de problemas e necessidades.
O meu obrigado,
Maria João Simão
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Olá, Maria João. Gosto do teu blogue. Parece-me que está muito bem conseguido e, do ponto de vista estético, muito agradável...
ResponderEliminar